O suor é uma condição completamente normal que ajuda a controlar a temperatura do nosso corpo, principalmente quando está muito calor. É comum, também, suarmos mais em alguns casos como quando praticamos atividades físicas ou em situações em que sentimos raiva, medo ou nervosismo. Mas algumas pessoas apresentam um quadro de suor excessivo mesmo quando estão em repouso, e essa condição se chama hiperidrose. Hoje você vai entender as causas, quais as melhores tecnologias e tratamentos para hiperidrose.
O que causa hiperidrose?
Existem dois tipos de hiperidrose: a primária e a secundária. Na condição (ou focal) surge, normalmente, na infância ou adolescência, causando a transpiração excessiva em regiões como rosto, mãos, pés e axilas e geralmente está relacionada a fatores hereditários. Já a hiperidrose secundária (ou generalizada) costuma surgir na fase adulta da vida e se apresenta por conta do uso de alguma medicação, fatores emocionais ou por conta de alguma doença como câncer, síndrome carcinóide, doenças cardíacas e/ou pulmonares, hipertireoidismo, doença de Parkinson, infecções, lesões na medula espinhal ou mesmo da menopausa. Nesses casos, um médico deve investigar qual a causa do suor excessivo e as medicações utilizadas para definir um tratamento para hiperidrose.
Evite os tratamentos caseiros
Embora, principalmente no Brasil, se tenha uma cultura de tratamentos caseiros muito forte, é preciso tomar cuidado com essa prática. Pela internet existem várias indicações de chás, misturas naturais “milagrosas” e até óleos que dizem servir como tratamento para hiperidrose, mas a melhor opção sempre é procurar um médico dermatologista para realizar o diagnóstico da condição e iniciar o tratamento correto. Em alguns casos, o uso de antitranspirantes já resolve o problema, mas, caso não resolva, fique tranquilo: existem tecnologias e procedimentos que podem ajudar a reduzir ou eliminar esse incômodo.
Tecnologias no tratamento para hiperidrose
Hoje em dia existem muitos tratamentos comprovados para hiperidrose e você não precisa mais conviver com esse incômodo. A plataforma Endymed, que trabalha com radiofrequência #3Deep superpotente, pode ser o aparelho para hiperidrose escolhido por seu médico, pois tem um protocolo próprio, o Endy Dry, que causa o aquecimento profundo das glândulas de suor e diminuem sua hiperatividade pela ação do calor da radiofrequência. Outro tratamento com essa tecnologia é realizado sob anestesia local em que a ponteira Endymed Intensif utiliza suas microagulhas de ouro robótico para emitir a radiofrequência abaixo da superfície da pele e destruir as glândulas de suor. Nesse caso, o efeito dura cerca de 12 meses.
Outro aparelho para hiperidrose altamente eficiente é o Ultraformer III, que utiliza o ultrassom micro e macrofocado para atingir as glândulas sudoríparas e incapacitar sua regeneração, o que causa uma redução da produção do suor e tem efeito duradouro. Além disso, o Ultraformer III pode auxiliar na otimização dos resultados obtidos com consumíveis como a toxina botulínica.
O Secret também é um bom aparelho para hiperidrose. Essa tecnologia utiliza agulhas inteligentes com radiofrequência monopolar e bipolar de forma minimamente invasiva para tratar clinicamente a hiperidrose, atingindo as glândulas de suor, além de tratar outros incômodos comuns como acne e veias reticulares. Isso porque Secret estimula a produção de colágeno em qualquer tipo de pele.
Já o Hycoox é uma tecnologia que entrega soluções de forma eficiente e é o melhor aparelho para hiperidrose quando falamos na utilização da toxina botulínica, o famoso botox. Esse é o tratamento mais tradicional para hiperidrose e, nele, o consumível é utilizado para bloquear temporariamente o suor. A desvantagem desse procedimento era a dor na hora da aplicação, mas com Hycoox essa questão foi resolvida, visto que conta com um sistema de vácuo que ajuda a diminuir qualquer sensação de dor ou desconforto durante o procedimento.
Agora que você já sabe mais sobre a hiperidrose, conhece os tratamentos e tecnologias para tratar a condição, não sofra com esse incômodo. Busque seu médico e encontre o melhor tratamento para o seu caso.