O médico que quer construir uma boa reputação, além do seu bom atendimento profissional, pode usar estratégias de marketing para clínicas como uma importante ferramenta de divulgação do seu trabalho. São inúmeras opções para se usar, basta ficar atento às normas estabelecidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).
Marketing para clínicas
Para te ajudar nessa jornada, destacamos cinco principais dicas de marketing digital para fazer a diferença também no mundo virtual. Vamos lá:
1. Invista na criação do seu website
Um bom website funciona como um chamariz para as clínicas e consultórios. Ele precisa ser funcional, trazer informações claras e, principalmente, ter um visual estético que reflita a realidade da clínica dermatológica e o tipo de público que deseja atrair.
Por exemplo, se seu foco de pacientes é o triple A, você deve investir em uma plataforma digital que impressione essa classe. Use cores mais sóbrias, que remetam à sofisticação, opte pelo uso de fotos de equipamentos de última geração, explore os espaços e serviços luxuosos oferecidos pela sua clínica e etc.
É importante ter uma boa identidade visual e um layout caprichado. O paciente precisa sentir a mesma coerência tanto no virtual quanto no real.
Além disso, lembre-se que hoje boa parte das pessoas busca informações pela internet. Portanto, seu site deve ser responsivo e desenvolvido para ser executado nos dispositivos móveis como tablets, smartphones e notebooks.
Não esqueça de colocar o número do CRM dos profissionais, endereço, horário de atendimento e telefones.
2. Faça um blog
Ter conteúdo relevante é importante para atrair o interesse das pessoas para o seu site. Incluir um blog dentro dele é uma ótima opção. Elabore conteúdos de qualidade, esclareça dúvidas, fale sobre novos procedimentos, converse com seus pacientes. Aposte no tom educativo e de orientação.
De novo, não esqueça que as pessoas buscam referências –quase sempre- pela internet. Então, na hora de fazer o marketing para clínicas dermatológicas procure desenvolver conteúdos que usem estratégias de SEO (otimização de sites) e, assim, ajude a indexar seus posts nos principais buscadores, como o Google.
Nas pautas, evite assuntos que só interessam a própria clínica, como a realização de um evento corporativo fechado só para médicos. Por mais interessante que tenha sido para os profissionais, não é o tipo de notícia que vai gerar muito engajamento. Agora, caso participe de congressos e cursos de especialização da sua área, pode contar aos seus pacientes, mostrando-se como um profissional atualizado.
Lembre-se sempre que o seu público é composto por vários tipos de pessoas que desejam obter informações que agreguem valor e que possam ser utilizadas de alguma forma em algum momento de suas vidas.
Uma boa opção é conhecer mais sobre o inbound marketing ou marketing de atração.
3. Esteja nas redes sociais
Transforme as redes sociais como Facebook e Instagram em novos canais de comunicação com seus pacientes. A linguagem deve ser mais simples e direta. Um bom caminho é postar conteúdos interessantes.
Tenha o cuidado de escolher boas imagens também. Crie uma identidade visual coerente com a sua atuação.
É possível, ainda, fazer agendamentos de consultas online. Mantenha a frequência das postagens e não deixe esses canais desatualizados.
Você pode aproveitar esses canais para atrair um público específico ou explicar melhor um procedimento. Por exemplo, se você quer que pessoas mais jovens se tornem pacientes pode explicar quais os tratamentos disponíveis para a prevenção da pele jovem. Ou ainda, explicar os tratamentos disponíveis para combater a celulite e flacidez, por exemplo. Assuntos que interessam muitas mulheres, e homens também.
Outra opção é fazer enquetes online para saber o qual assunto o público mais se interessa, ou veja quais os tratamentos mais procurados e esclareça todas as possíveis dúvidas que os pacientes possam ter.
4. Parcerias e uso de hashtags
Um recurso cada vez mais usados por empresas em geral é a parceria com influenciadores digitais e blogueiros. Veja se, no seu caso, faz sentido fechar alguma parceria nesse sentido. A pessoa escolhida precisa ter referência com o seu trabalho ou com a sua área de atuação. O resultado pode ser bem legal, afinal será uma outra pessoa falando da sua clínica.
Outro ponto interessante é apostar no uso de hashtags relevantes. Dessa forma, você começa a ser encontrado mais facilmente nas buscas e cria uma identificação de acordo com palavras-chave cuidadosamente selecionadas. Seja sempre objetivo ao usar hashtags. E procure utilizar sempre aquelas que você saiba que outras pessoas terão interesse, assim você aumenta as chances de ser visto.
Ainda que não seja necessário colocar hashtags em todas as postagens que você faça no Instagram, usar uma pode ajudar a deixar sua publicação mais popular entre os interessados pelo tema. Em diferentes redes sociais, como Twitter, as hashtags também servem para contribuir com conteúdos para uma discussão.
5. O que não fazer
Como mencionado no início, existem muitas possibilidades no mundo virtual, porém a área médica conta com algumas restrições, que fazem sentido para se manter uma boa relação entre médicos e pacientes. É proibido usar fotos de pacientes em material promocional ou demonstração de resultado de tratamentos. Nunca usar tom sensacionalista ou prometer resultados concretos de determinados procedimentos, como algo mágico e nem mesmo divulgar o uso de aparelhos como forma de capacidade privilegiada.
Em caso de dúvidas, o médico deve consultar a Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos (Codame) dos Conselhos Regionais de Medicina.
Se a sua clínica ainda não está no mundo virtual, essa é uma boa hora para investir em marketing para clínicas e atrair novos clientes. Na dúvida, peça o auxílio de um profissional e comece, aos poucos, a transformar a imagem do seu consultório.