Aprender com nossos antecessores é uma valiosa lição que vale tanto para o lado pessoal quanto profissional de nossas vidas. Na dermatologia conseguimos aplicar essa filosofia quando avaliamos as grandes clínicas de luxo e como conseguiram alcançar esse patamar: com investimentos em novos procedimentos e tecnologias, que possibilitaram seu destaque entre as concorrentes do mercado.
Esse benchmarking torna-se ainda mais poderoso – e valioso – quando conseguimos identificar as tendências do momento em que essas clínicas ganharam visibilidade e qual foi sua “jogada de mestre” para alcançar os resultados desejados, para, assim, transportar esse conhecimento para nossa realidade e usá-lo como base na definição de uma estratégia eficaz para o sucesso da clínica. Confira a seguir como você pode se apropriar dessa prática e alcançar o sucesso.
Primeiros passos
No início da carreira, geralmente, não se tem um grande alcance e reconhecimento no mercado e, por isso, aprofundar-se nos estudos de referências é uma excelente forma de entender qual seu perfil de atuação, em quais áreas você pode conseguir se destacar, quais são as principais demandas da área em que você vai atender e os principais incômodos dos pacientes. Nesse momento, também, é essencial um estudo aprofundado das suas condições financeiras para investir em tecnologias que trarão excelentes resultados e rápido retorno, além de buscar as certificações necessárias para ampliar seus conhecimentos sobre essas tecnologias e os procedimentos com elas realizados. Por isso, uma abordagem mais generalista costuma ser o foco nesse momento da carreira, passo necessário para a construção de portfólio e aprimoramento das técnicas.
Vale lembrar que o marketing para dermatologista é essencial, mesmo no começo da carreira. E, falando sobre marketing, não estamos falando apenas sobre anúncios pagos, divulgação da clínica ou coisas do gênero. Nesse momento, esse conceito é mais amplo, abrangendo, também, a sua participação em eventos do setor, como fóruns e workshops, que trarão o conteúdo e o networking necessários para que você comece a se mostrar como figura ativa no mercado. Uma boa rede de contatos, sólida e acessível pode compartilhar lições valiosas para que você reduza as possibilidades de cometer erros que podem te gerar prejuízos. Lembra que falamos anteriormente sobre “aprender com os antecessores”? É sobre isso!
Começando a expandir
Após um momento inicial de maturação, com a participação em eventos do mercado de dermatologia e construção de uma network funcional, muitos profissionais buscam expandir sua clínica, sua marca e sua visibilidade. Nesse momento é preciso diversificar os protocolos oferecidos e começar a atender segmentos específicos – como tratamentos para calvície, por exemplo, que têm sido destaque mesmo entre jovens. Para isso, o investimento em tecnologias mais invasivas, que apresentam resultados muito mais evidentes em menos tempo, é uma forma eficiente de marketing para dermatologista que começa a desenvolver suas próprias técnicas e protocolos com plataformas premium mais avançadas.
As que hoje são grandes clínicas de luxo, antes de alcançarem esse patamar, perceberam que esse era o momento de otimizar sua gestão de negócio e investir ainda mais em seu marketing. Dessa forma, passaram a utilizar ferramentas mais avançadas para a gestão financeira, gestão de pessoal, otimização da experiência do paciente na clínica e começaram a exercer maior poder de influência na decisão do paciente, estabelecendo protocolos complementares e oferecendo a criação de uma jornada personalizada para cada paciente de sua clínica.
Inovação: o próximo passo de sua carreira
A inovação é o ponto de virada, que transforma uma clínica dermatológica comum em uma das mais desejadas clínicas de luxo. Atravessar a barreira do “mais do mesmo” torna-se uma tarefa menos complicada com o investimento em tecnologias mais avançadas que elevam a experiência do paciente na clínica a outro patamar. Como? Com procedimentos exclusivos, domínio e desenvolvimento de novas técnicas baseadas nessas plataformas.
Profissionais que assinam protocolos tendem a agregar muito valor às clínicas em que atendem, pois já são reconhecidamente especialistas em suas áreas de atuação. Isso, além de funcionar perfeitamente bem como marketing para dermatologista, abre caminho para que essas clínicas de luxo invistam cada vez mais em tecnologias mais recentes que possibilitem novas criações e elevem o desempenho e os resultados dos protocolos já estabelecidos. Cria-se então um ciclo de inovação que se torna um diferencial competitivo diante do restante do mercado, agrega valor ao trabalho do dermatologista, às clínicas e eleva seu ticket médio. E, com o passar do tempo, a exclusividade de atendimento começa a atrair pacientes de classes sociais mais elevadas, que buscam alto padrão em atendimento e uma experiência diferenciada em toda sua jornada na clínica.
Como você pode ver nesse artigo, o processo de benchmarking é extremamente importante para o sucesso de sua clínica em todas as etapas de sua jornada de amadurecimento, e pode poupar você de cometer alguns erros que atrasam o projeto de alcançar o mesmo patamar das clínicas de luxo.
Além disso, ficou claro, também, que investir em tecnologias de ponta e na criação de novos procedimentos funciona como um excelente marketing para dermatologista que tem foco em se posicionar como referência no mercado. Fale com nosso time e descubra quais tecnologias são ideais para o momento atual de sua clínica e para alavancar seu sucesso.