Congresso de dermatologia é um importante evento de grande porte para que médicos e acadêmicos se inteirem sobre novidades, tendências, descobertas e debates da área. Existem diversos formatos, mas, em geral, esses encontros contam com palestras, painéis e atividades teóricas e práticas.
Algumas dessas ações, inclusive, abrem oportunidade para que os visitantes formulem perguntas e comentários, enriquecendo bastante o evento. Ou seja, vale a pena participar, mas antes de se inscrever recomendamos que você busque por cinco informações básicas:
1) Quem organiza?
Avalie a idoneidade das empresas, das pessoas e dos patrocinadores que estão por trás do evento. Caso não seja a primeira edição do congresso, verifique com outros médicos como foi a experiência de participar da ação e qual foi a qualidade da programação, estrutura e lista de participantes. Se for possível e fizer sentido para o seu plano de carreira, tente se aproximar dos organizadores para entender quais são os critérios para a escolha de palestrantes e quais são as chances ou os caminhos a serem percorridos para que você se torne um deles no futuro.
2) Qual é o período de duração e local de realização?
Em geral, congressos são eventos que duram alguns dias e têm como sede cidade, estado ou País diferente do de origem do médico. É preciso programação para que o profissional se ausente da clínica sem prejuízo à própria rotina, ao negócio e ao tratamento dos clientes. Além disso, é preciso considerar gastos com deslocamento, alimentação e hospedagem.
3) Qual será o formato do evento?
Veja qual é a programação do evento, os temas a serem abordados e o currículo de quem participará das principais ações. Com essas informações em mãos será mais fácil entender quais temas são mais relevantes para você, quais dados deseja extrair dos profissionais presentes e de que forma pode otimizar sua participação no evento com o marketing médico. Procure entender também quais são as facilidades e comodidades oferecidas aos participantes.
4) O propósito do congresso de dermatologia está alinhado ao seu?
O congresso de dermatologia que está no seu radar se propõe a capacitar profissionais, conectar pessoas, fomentar discussões, compartilhar novidades, desenvolver seu marketing médico, elevar a qualidade da prática médica, apresentar soluções a problemas, lançar tendências, auxiliar os médicos na tomada de decisões ou na orientação aos pacientes ou outra questão relevante? Faça esse levantamento e, então, avalie o quanto esse propósito vai agregar valor à sua carreira, ao seu dia a dia e à saúde, qualidade de vida e bem-estar dos seus clientes.
5) Qual é o público-alvo do congresso de dermatologia?
Muito mais do que uma fonte de conhecimento e capacitação, o congresso de dermatologia é um excelente ambiente para ampliar e fortalecer a rede de contatos, o famoso networking. Nunca vá a um evento desse porte sem entender qual público ele deseja atrair e quais profissionais você terá chance de reencontrar ou conhecer. E, muito importante: tenha em mãos uma boa quantidade de cartões de visita.
O conhecimento de um médico não se limita ao que ele aprendeu em sala de aula ou aprende no dia a dia gerando saúde, bem-estar e qualidade de vida aos clientes. Ao longo da carreira, esse profissional precisa incrementar sua capacitação com a participação em eventos que apresentem novidades, revelem descobertas, indiquem tendências em tratamentos, práticas e tecnologias e fomentem debates de interesse público. Garantimos que tudo isso, ao longo do tempo, será traduzido em confiança e credibilidade!