A queda de cabelos é uma condição que afeta milhões de brasileiros. Estima-se que após a pandemia de COVID-19, até 2% da população mundial sofra com a queda capilar[1].
Dados do Google Trends apontam aumento repentino em 2021 de termos como “Como parar a queda Capilar”, “Queda Capilar pós-COVID” e “Como tratar Queda Capilar”; chegando, em alguns casos, a um aumento de buscas de até 4000%. [2]
Não é surpresa que a busca por tratamentos contra a queda de cabelos seja tão popular em clínicas dermatológicas.
TIPOS DE QUEDA DE CABELO | |
Alopécia Androgenética | Também conhecida como calvície genética, é a queda de cabelo causada por fatores hereditários. É mais comum e mais severa em homens do que em mulheres. |
Alopécia Areata | Queda de cabelo decorrente de doença autoimune, que ataca os folículos capilares como se fossem agentes invasores no corpo. Pode se manifestar como pequenas manchas de perda de cabelo (areata), perda total do cabelo (totalis) ou até perda total de todos os pelos do corpo (universalis). |
Queda de cabelo auto-induzida | Esta caracteriza a queda de cabelo por ação do próprio paciente, seja esta consciente ou inconsciente. A tricotilomania é a ação compulsória de puxar e tirar os próprios fios de cabelos, e é de origem psicológico/psiquiátrica. A alopécia por tração é causada por uso de penteados ou acessórios que causam grande tração no cabelo. |
Eflúvio Telógeno | Este tipo de queda de cabelo é decorrente de alterações hormonais no corpo. Estas alterações podem ser causadas por gravidez/pós-parto, uso de pílulas contraceptivas, mau funcionamento da glândula tireóide, infecções do couro cabeludo, operações cirúrgicas, doenças crônicas, estresse psicológico ou problemas com dieta. |
Queda de cabelo decorrente de drogas ou medicações |
Alguns medicamentos podem causar a queda temporária de cabelo. Remédios para o tratamento de gota, anticoagulantes, reguladores lipídicos e antidepressivos são alguns dos medicamentos conhecidos por poderem ocasionar a queda de cabelo. O uso de drogas ilícitas também é comumente associado a este sintoma. |
Se você está planejando investir em equipamentos para atender a esta tão crescente demanda em sua clínica, este conteúdo foi feito para você. Aqui falaremos sobre as melhores e mais eficazes tecnologias para o tratamento de queda capilar.
HairMetrix
O HairMetrix é um software de auxílio ao diagnóstico por imagem usado no aparelho Visiomed D200evo. Usando uma poderosa inteligência artificial que conta com um rico banco de dados em constante atualização, o HairMetrix é capaz de analisar em tempo real o couro cabeludo e os folículos capilares e apresentar resultados em questão de segundos, sem necessidade de incisões ou métodos mais invasivos.
Usando o dermatoscópio Visiomed D200evo, o médico é capaz de coletar dados visuais sobre a saúde das unidades foliculares do paciente. Estes dados são então processados pelo software, que apresenta resultados em tempo real. Estes resultados são obtidos pela inteligência artificial exclusiva do HairMetrix, que é capaz de cruzar os dados do paciente com um riquíssimo banco de dados para dar informações precisas e confiáveis, sem a necessidade de exames laboratoriais.
O uso do HairMetrix é simples e não requer nenhum preparo do couro cabeludo. A velocidade dos resultados cria a possibilidade de conversão para tratamentos durante a própria consulta, e ajuda a poupar dinheiro, dispensando a contratação de laboratórios para a realização de exames.
Lavieen
Lavieen é uma multiplataforma de laser não-ablativo/ablativo para a realização de tratamentos estéticos e dermatológicos que é capaz de reproduzir os efeitos e do BB Cream, dispensando a necessidade de um retoque por vários meses após o tratamento.
Além dos efeitos de BB Cream e de outros tratamentos para a pele, o Lavieen também possui protocolos para o tratamento de queda capilar. Este é feito através do aumento da vascularização no couro cabeludo, o que libera fatores de crescimento.
O Lavieen possui baixo custo de manutenção e não utiliza nenhum consumível. A plataforma é uma grande vantagem de custo/benefício, sendo ideal para diversificar o portfólio de tratamentos e aumentar o movimento da sua clínica.
Ultra BeauJet
O Ultra BeauJet é uma plataforma de tratamentos micropneumáticos especializada em procedimentos de remodelação dérmica sem o uso de agulhas.
O aparelho opera injetando compostos ativos na pele através de microperfurações menores que um fio de cabelo. Estes compostos estimulam o crescimento capilar, tratando de maneira eficiente a queda de cabelos.
O Ultra BeauJet é capaz de realizar 300 disparos por consumível (a maior eficiência do mercado atual), e gera desperdício mínimo por vazamento dos compostos. Os efeitos promovidos pela plataforma duram de 6 a 12 meses, garantindo uma maior e mais duradoura satisfação do cliente.
Além disso, o aparelho também dispõe de uma grande reciprocidade tecnológica, podendo ser combinado com outros métodos de tratamento (como laser) para a potencialização dos resultados. Esta reciprocidade também permite a criação de combos de tratamentos para os pacientes.
Exciplex
Para a queda capilar decorrente de doenças autoimunes, esta é a tecnologia ideal. O Exciplex é um aparelho desenvolvido para tratar distúrbios crônicos da pele.
Usando a luz excimer monocromática (MEL) a 308 nm, o Exciplex é capaz de tratar doenças autoimunes da pele de maneira precisa, não precisando afetar o tecido saudável, já que ele atua somente sobre a lesão. O tratamento com o Exciplex é rápido, indolor e com resultados clinicamente comprovados.
O aparelho age suprimindo o sistema imunológico local e eliminando as células T, o que o torna eficaz no tratamento de doenças autoimunes, incluindo a alopécia areata, que causa a queda capilar.
O Exciplex é um equipamento poderoso, com fluência de 100 mW/cm² e uma potência total de 2500 mW. Toda esta potência é entregue de maneira precisa, com uma área de aplicação que pode ser ajustada com ponteiras de redução, para assim se adaptar ao tamanho da lesão, mesmo que seja bem pequena.
Além de ser uma forma de tratamento única e não invasiva para doenças que geralmente são vistas como incuráveis, o aparelho pode ser usado em conjunto com outras tecnologias e métodos de tratamento para melhores resultados.
Associações com drug delivery
Os tratamentos citados anteriormente também podem ser combinados com técnicas de drug delivery, como o microagulhamento.
Já sendo uma opção de tratamento bastante comum, a combinação deste com tecnologias especializadas pode proporcionar um tratamento ainda mais eficaz e preciso para cada paciente, possibilitando a realização de planos de tratamentos personalizados, e maior conversão de consultas em tratamentos.
Concluindo
A queda de cabelos é uma condição cada vez mais comum no mundo moderno, o que também a torna uma demanda cada vez maior em clínicas de estética e dermatologia. O investimento em tecnologias especializadas com eficácia clinicamente comprovada pode se mostrar muito frutífero para o futuro da sua clínica.
Com um leque de tratamentos maior, você terá a possibilidade de oferecer não só uma quantidade maior de opções para o paciente, mas também personalizar um plano inteiro de tratamento para uma garantia maior de atingir o objetivo almejado, e aumentando assim a satisfação da clientela de sua clínica.