• Soluções
    • Tecnologias
          • Cosmético
            • DSB
          • Crioterapia
            • Cryo 7Lançamento
          • Ultrassom
            • Ultraformer III
            • Ultraformer MPT
          • Plasma
            • Opus
          • Ondas de Pressão
            • Tricopat
            • Zwave Pro
          • Laser
            • HybridLançamento
            • HarmonyLançamento
            • Reepot
            • Soprano Titanium
            • Soprano ICE Platinum
            • Chrome
            • Discovery Pico Plus
            • Domino Evo Series
            • Duetto MT Evo
            • Light A EVO
            • Q-Plus Series
            • Lavieen
            • Pastelle
            • Shelase
            • Youlaser MT
          • Radiofrequência
            • Volnewmer
            • NuEra Tight
            • Secret DUO
            • Secret RF
          • Imagem e Análise
            • Hairmetrix
            • SmartLux Mini
            • Intellistudio
            • Vectra H2
            • Vectra XT
            • Visia
          • Limpeza de Pele
            • Aquapure
    • Tratamentos
          • Acne
            • Aquapure
            • Conector Twain
            • Discovery Pico Plus
            • Duetto MT Evo
            • Q-Plus Series
            • Pastelle
            • Secret RF
          • Análise de imagem clínica
            • Hairmetrix
            • Intellistudio
            • Reveal Imager
            • SmartLux Mini
            • Vectra H2
            • Vectra XT
            • Visia
          • Câncer de pele
            • Spectra-Scope
          • Celulite
            • Secret RF
            • Ultraformer III
            • Ultraformer MPT
          • Cicatrizes
            • Chrome
            • Conector Twain
            • Discovery Pico Plus
            • Q-Plus Series
            • Lavieen
            • Pastelle
            • Secret RF
          • Contorno corporal
            • Volnewmer
          • Epilação
            • Soprano Titanium
            • Soprano ICE Platinum
            • Conector Twain
            • Domino Evo Series
            • Duetto MT Evo
            • Light A EVO
          • Dermatite
            • Lavieen
          • Estrias
            • Chrome
            • Conector Twain
            • Discovery Pico Plus
            • Q-Plus Series
            • Lavieen
            • Pastelle
            • Secret RF
          • Flacidez
            • Chrome
            • Conector Twain
            • Discovery Pico Plus
            • Q-Plus Series
            • Pastelle
            • Secret RF
            • Ultraformer III
            • Ultraformer MPT
            • Volnewmer
          • Fungoide/onicomicose
            • Chrome
            • Conector Twain
            • Discovery Pico Plus
            • Duetto MT Evo
            • Q-Plus Series
            • Lavieen
            • Pastelle
          • Gordura Localizada
            • Ultraformer III
            • Ultraformer MPT
          • Manchas
            • Chrome
            • Conector Twain
            • Discovery Pico Plus
            • Domino Evo Series
            • Duetto MT Evo
            • Q-Plus Series
            • Lavieen
            • Pastelle
          • Pós-operatório
            • Chrome
            • Conector Twain
            • Discovery Pico Plus
            • Duetto MT Evo
            • Q-Plus Series
            • Lavieen
            • Pastelle
            • Secret RF
            • Ultraformer III
            • Ultraformer MPT
          • Queda de cabelo
            • Hairmetrix
            • Lavieen
            • Secret RF
            • Tricopat
          • Rejuvenescimento
            • Aquapure
            • Chrome
            • Conector Twain
            • Discovery Pico Plus
            • Duetto MT Evo
            • Light A EVO
            • Q-Plus Series
            • Lavieen
            • Pastelle
            • Secret RF
            • Ultraformer III
            • Ultraformer MPT
          • Remoção de tatuagem
            • Chrome
            • Discovery Pico Plus
            • Q-Plus Series
            • Pastelle
    • Produtos
          • A
            • Alma Lasers
            • Aquapure
          • C
            • Chrome
            • Conector Twain
          • D
            • Discovery Pico Plus
            • Domino Evo Series
            • Duetto MT Evo
          • H
            • Hairmetrix
          • I
            • Intellistudio
          • L
            • Lavieen
            • Light A EVO
          • N
            • NuEra Tight
          • O
            • Opus
          • P
            • Pastelle
          • Q
            • Quanta System
            • Q-Plus Series
          • R
            • Reepot
            • Reveal Imager
          • S
            • Secret DUO
            • Secret RF
            • Shelase
            • Soprano ICE Platinum
            • Soprano Titanium
            • Spectra-Scope
            • SmartLux Mini
          • T
            • Tricopat
          • U
            • Ultraformer III
            • Ultraformer MPT
          • V
            • Vectra H2
            • Vectra XT
            • Visia
            • Volnewmer
          • Y
            • Youlaser MT
          • Z
            • ZWave Pro
  • BeautySystems
  • MedsystemsAcademy
  • Portal do Cliente
  • Contato
  • Institucional
  • Blog

Início » Blog » Etiqueta e estilo na clínica: como passar a imagem da sua marca através da equipe

Etiqueta e estilo na clínica: como passar a imagem da sua marca através da equipe

  • Marketing, Médico

Não adianta ter os melhores equipamentos dermatológicos, as melhores tecnologias, investimento em marketing, uma marca linda se isso tudo não é sentido pelo paciente no momento em que ele entra na clínica. Toda a experiência dele desde a recepção até o pós tratamento deve imprimir a imagem da sua marca e seu posicionamento.

E isso tem tudo a ver com etiqueta e estilo. Por isso, convidamos Fabiana Barbosa, consultora de imagem e estilo corporativo e estrategista em comunicação não verbal, que junto com a gerente de Marketing da Medsystems, Andressa Mundim, deu dicas incríveis de como moldar uma imagem corporativa para sua clínica e repassar isso à equipe, para que o paciente sinta esse posicionamento do começo ao fim da experiência do tratamento. 

“Imagem corporativa é a adaptação da imagem pessoal com a percepção que a empresa quer ter no mercado”, explica Fabiana. “Vivemos um momento de ‘dress code livre’, nada é mais tão rígido como antigamente, mas ainda é preciso entender que o ‘vista-se de você’ não é bem assim na imagem corporativa. Prevalece o ‘vista-se como quer ser visto’, de acordo com a imagem da empresa”, adiciona.

E na arte do “agir empático”, aqui vão alguns passos pra você seguir nesse processo: 

1 –  Ter clareza do que você é e do que você quer no seu negócio

Andressa explica que tudo precisa partir de você, médico: “Todo mundo nasce uma marca. Do ponto de vista do marketing, pense: qual a sensação que eu quero passar pras pessoas através da minha equipe? Eles só vão conseguir passar seu posicionamento se ele for claro pra você primeiro”. 

“Lembre-se de que você vende uma transformação, uma mudança. Ela precisa estar explícita nas pessoas da sua equipe, nos colaboradores, todos que têm contato com o paciente na clínica”, explica.  

O colaborador com quem o cliente tem o primeiro contato pode causar um ruído na comunicação por não ser coerente com que o médico ou a clínica vende.

2 – Comunicar sua intenção de imagem pra equipe

“O colaborador também precisa fazer a lição de casa e observar. A maioria das clínicas têm uma linha clean, que comunica precisão, confiança, limpeza e, por isso, pede predileção por cores mais claras, maquiagem mais leve e natural“, diz Fabiana.

Quando a marca leva o nome do profissional e tem mais médicos na equipe, Andressa recomenda que “todos entrem num consenso, definam e comuniquem a equipe sobre esse posicionamento”. Mas sempre direcionando a equipe para que ajam com empatia para com os pacientes. 

Comunicações não-verbais que você precisa alinhar

  • Linguagem corporal 

Recomenda-se a distância de um braço, para respeitar o espaço do outro. Se estiver muito perto, a pessoa se sente invadida;

Pode existir interação, mas isso tem que partir do paciente, nunca de você enquanto estiver representando uma corporação. Na dúvida, dê um aperto de mão com vontade – deixe o beijinho partir do cliente.

  • Uso do celular

Precisa estar no silencioso obrigatoriamente; 

Assuntos pessoais tratados na recepção são desconfortáveis, mesmo que ela não esteja atendendo no momento. É preciso fazer uma curadoria de tom de voz e de assunto.

  • Roupas 

Jalecos sempre limpos, nunca manchados ou descosturados, com todos os botões;

O que está embaixo do jaleco importa, sim! Trabalho não é lugar pra sensualizar, isso pode ser confundido com vulgaridade.

  • Contato visual

O recomendado são 5 segundos. Principalmente se o cliente for do sexo oposto. O contato visual por mais tempo que isso tende a soar invasivo, pode ser constrangedor.

  • Materiais

Até a forma como você dobra a receita e entrega posiciona você e sua marca; 

O aspecto visual da caneta pode passar mensagem de desleixo se for de plástico, por exemplo, ou se estiver mastigada.

Como passar a etiqueta corporativa pra equipe?

  • Tenha cuidado no tom que você usa, tente fazer da forma mais natural e humana possível; procure ser delicado, que é diferente de ser “bonzinho”. Lembrando que não é todo mundo que tem essa consciência e pode ir para o lado ofensivo; 
  • Seja exemplo, é preciso ter coerência no discurso e ser referência para sua equipe.

Outros pontos aos quais você precisa ter atenção na equipe:

  • Odores (o mau cheiro ou o excesso de perfume são inadmissíveis)
  • Cabelo sujo ou desarrumado
  • Pelos faciais (buço, sobrancelha…)
  • Unhas (sempre cortadas, lixadas, hidratadas; a esmaltação é opcional, mas é bom optar pela simplicidade)
  • Dentes limpos, bom hálito
  • Sobre uso de acessórios: evite os que fazem muito barulho ou são muito chamativos

Compartilhe

Mulher atleta correndo ao ar livre, representando os efeitos da corrida na face e a busca por lifting não invasivo para atletas.
  • Corpo, Marketing, Médico, Tecnologias, Tratamentos

Runner’s Face: resolva uma das queixas mais comuns entre corredores.

Paciente em tratamento com laser para inflamação de pele utilizando o equipamento Chrome em clínica dermatológica moderna.
  • Corpo, Marketing, Médico, Tecnologias, Tratamentos

Muito além do rejuvenescimento: conheça a ação anti-inflamatória do Laser Chrome.

Mulher deitada sob equipamento de fototerapia SmartLux durante tratamento com luz LED premium.
  • Corpo, Marketing, Médico, Tecnologias, Tratamentos

SmartLux: o novo dispositivo premium em fototerapia LED

logo oficial positivo.png

UMA EMPRESA

Logo_GMS_Horizontal_White

Atendimento

Suporte ao Cliente

Assistência Técnica

Comprar consumíveis

+55 11 5180-5050

[email protected]

Plataformas e Sites

Portal do Cliente

MedSystems Academy

Grupo MedSystems

Relação com Investidores

Links Úteis

  • Contato
  • Relação com Investidores
  • Política de qualidade
  • Política de privacidade
  • Termos e Condições de Uso
  • Política de Cookies
  • Contato
  • Relação com Investidores
  • Política de qualidade
  • Política de privacidade
  • Termos e Condições de Uso
  • Política de Cookies

Endereço

Rua James Joule, 65 – Salas 121 e 122 – Cidade Monções - CEP 04576-080 – Ed. Torre Sul

Redes Sociais

Instagram Facebook Linkedin

Certificados

A MEDSYSTEMS INFORMA

© Todos os direitos reservados – 2024

Não garantimos os mesmos resultados das imagens acima, pois o número de sessões necessárias e os resultados podem variar de paciente para paciente.