Hemangioma é uma formação benigna de capilares e vasos sanguíneos, considerados os tumores mais comuns na infância. Existem três tipos de hemangiomas: planos, fragiformes e tuberosos ou cavernosos. Os planos e cavernosos são decorrentes de malformação congênita; já os fragiformes e tuberosos se desenvolvem normalmente depois do nascimento.
Quais as causas do hemangioma?
Os hemangiomas planos são congênitos e podem ser observados como manchas cor de vinho na pele e na mucosa. Eles ocorrem por mal formação do tecido vascular que resulta no aumento da rede de capilares da derme.
Infelizmente, não regridem espontaneamente e provocam hipertrofia progressiva da área onde se encontram. No futuro podem causar ferimento, sangramento e deformação e, por isso, precisam ser tratados.
Já os hemangiomas fragiformes e tuberosos acometem a criança depois do nascimento e sofrem rápida progressão em volume e extensão. Os tumores pequenos são inofensivos, porém os mais extensos podem evoluir com ulceração de difícil controle. Nesse caso, é preciso realizar o tratamento.
Tratamento
A plataforma Excel V foi desenvolvida nos Estados Unidos unicamente para tratar lesões vasculares. Ela traz o melhor conjunto de soluções disponíveis atualmente para o tratamento a laser de diversas condições como varizes e hemangiomas.
O Excel V possui dois lasers diferentes em um único equipamento: o 532nm trata com excelência lesões róseas e superficiais e o 1064 para lesões mais profundas e azuladas. Sua maior eficácia e segurança se deve ao seu sistema único de resfriamento de cobre + janela de safira, que permitem que a lesão seja resfriada antes, durante e após o disparo do laser.