A queda de cabelo é um problema que afeta milhões de brasileiros e grande parte das pessoas ao redor do mundo. Além disso, a COVID-19 aumentou, também, as queixas sobre esse incômodo e estima-se que 2% da população mundial sofra com isso. Mas antes de partir para um tratamento capilar para queda de cabelo, é preciso descobrir quais são as causas desse incômodo e, assim, encontrar o melhor tratamento para queda de cabelo para o seu caso.
Quais são as principais causas de queda de cabelo
A queda de cabelo auto-induzida é a primeira das principais causas desse incômodo e acontece por ação própria, seja consciente ou inconsciente. Os fatores que contribuem para esse tipo de queda são a utilização de penteados ou acessórios que causam grande tração capilar (forçam e puxam os cabelos) ou mesmo um fator clínico psicológico/psiquiátrico, a tricotilomania, em que o paciente tem ação compulsória de puxar os fios de cabelo.
Os fatores genéticos também são grandes causadores da queda de cabelo, como é o caso da alopécia androgenética, que é mais comum e severa nos homens do que em mulheres.
Doenças autoimunes também podem causar a queda de cabelo, sendo responsáveis por alopécia areata (pequenas manchas de perda de cabelo), alopécia totalis (perda total de cabelo) ou alopécia universalis (perda total de todos os pelos do corpo). Identificar essa causa é essencial para escolher o melhor tratamento para queda de cabelo.
Já o eflúvio telógeno é um tipo de queda de cabelo derivado alterações hormonais por conta de utilização de pílulas contraceptivas, por alterações hormonais da gravidez, problemas na tireóide, infecções no couro cabeludo, operações cirúrgicas, doenças crônicas, estresse psicológico ou mesmo problemas com a dieta.
A queda de cabelo também pode ser decorrente de uso de drogas ou medicações, como por exemplo anticoagulantes, reguladores lipídicos, antidepressivos e outros, além das drogas ilícitas que também podem causar esse sintoma.
Vale lembrar que para escolher o tratamento capilar para queda de cabelo que melhor se aplique à sua situação, é preciso consultar um médico dermatologista e entender as causas e que, em nenhuma hipótese, deve-se fazer um tratamento por conta própria. Saber a causa é o principal fator de sucesso para escolher o melhor tratamento para queda de cabelo.
Como descobrir as causas da queda de cabelo?
Geralmente, as causas da queda de cabelo são descobertas com a realização de exames clínicos que avaliam diversos fatores da sua saúde, mas o dermatologista tricologista (que cuida do couro cabeludo) pode contar com a dermatoscopia capilar para auxiliar nesse processo e, com utilização de tecnologias mais avançadas, até mesmo dispensar esses exames clínicos.
A dermatoscopia capilar é a utilização de aparelhos conhecidos como dermatoscópios para avaliar o couro cabeludo e diagnosticar as causas para escolher o melhor tratamento para queda de cabelo. O VisioMed D200evo, por exemplo, é um aparelho que utiliza o software Hairmetrix para avaliar o couro cabeludo em tempo real e apresentar um diagnóstico preciso, com base em um banco de dados e comparações feitas por inteligência artificial (IA) e, dessa forma, pode dispensar exames laboratoriais e direcionar a escolha do tratamento capilar mais eficiente para cada caso.
Qual melhor tratamento para queda de cabelo?
Entendendo as causas da sua queda de cabelo, o dermatologista tricologista vai direcionar seu tratamento para obter os melhores resultados. Esses tratamentos podem ser realizados por uma série de tecnologias que desempenham funções diferentes e são indicadas para casos diferentes de queda.
O Lavieen, por exemplo, é um laser utilizado para tratamentos estéticos e dermatológicos, e auxilia no tratamento da queda de cabelo por meio do aumento da vascularização no couro cabeludo, o que libera os fatores de crescimento do cabelo. além de reforçar os fios já existentes na região tratada.
Já o Ultra BeauJet é um aparelho que opera injetando compostos ativos no couro cabeludo com microperfurações menores que um fio de cabelo. Esses compostos estimulam o crescimento capilar e podem ainda ser aliados a outras tecnologias no tratamento capilar para queda de cabelo.
O Exciplex é um aparelho desenvolvido para tratar distúrbios crônicos na pele, como a alopécia areata. Ou seja, é ideal para tratar a queda de cabelo decorrente de doenças autoimunes. O tratamento com essa tecnologia, que utiliza a luz excimer monocromática (MEL), é rápido, indolor e com ótimos resultados clinicamente comprovados. Ele age diminuindo o sistema imunológico no local tratado e eliminando as células T, que causam fatores como a queda de cabelo.
O microagulhamento de ouro robótico da ponteira Instensif da plataforma Endymed ajuda a estimular a região do couro cabeludo e criar canais para a administração de injetáveis que auxiliam o crescimento capilar. Esses processos são essenciais para tratar a calvície e quedas de cabelo por motivos de fragilidade.
Antes de tomar qualquer decisão, consulte um médico
Só um dermatologista tricologista tem o conhecimento necessário e auxílio de ferramentas de dermatoscopia capilar para diagnosticar as causas e escolher o melhor tratamento para queda de cabelo para o seu caso. Não coloque em risco a sua saúde com “tratamentos milagrosos” ou derivados de tecnologias que não têm reconhecimento no mercado. Busque sempre um profissional preparado e que tenha as melhores tecnologias, como as citadas aqui, à disposição.