A busca pela pele perfeita já inspirou até mesmo Walt Disney. No clássico Enrolados, a bruxa malvada se mantém jovem e bonita às custas do cabelo repleto de superpoderes de Rapunzel, uma linda princesa sequestrada quando bebê.
Ainda bem que a ciência também se inspira e trouxe, nos últimos tempos, diversos recursos capazes de propiciar efeitos tão eficazes quanto os cabelos de Rapunzel, como a redução de rugas, diminuição de linhas de expressão, manchas, bolsas ao redor dos olhos e outras marcas que tanto incomodam as mulheres.
E não é somente a parte estética que está em questão, mas também as doenças que acometem significativamente a população – o câncer de pele é o tipo mais predominante no Brasil, acometendo cerca de 30% da população, segundo dados do INCA. Seja lá qual for o problema de pele, pacientes e médicos já podem contar com tecnologias inovadoras, capazes de realizar uma análise digital da pele completa.
Como funciona a análise digital da pele?
A análise digital da pele antes dos tratamentos é uma etapa importante para a indicação do melhor protocolo de tratamento para o paciente e para o acompanhamento dos resultados – seja por estética ou por saúde.
Uma das novidades que ingressaram no mercado brasileiro há alguns anos e que não para de evoluir é o Visia Complexion Analysis, analisador de pele digital com câmera de última geração. O equipamento conta com um módulo de captura que gira suavemente em torno do paciente, simplificando o processo de imagem e proporcionando maior conforto para o cliente.
Seu software permite uma captura de imagem mais rápida com classificação automática do tipo de pele, detecção refinada de características faciais, entre outros benefícios.
Vantagens da utilização do Visia
Para o médico, um dos principais benefícios é a classificação automática do tipo de pele por meio da captura de imagens em alta resolução, capazes de detectar características faciais detalhadas.
O equipamento permite ainda o acompanhamento efetivo de resultados, inclusive por meio de programas de tratamentos focalizados, com análises qualitativas e quantitativas, com imagens padronizadas fundamentais para o acompanhamento da análise do antes e depois da pele. Até mesmo a comunicação com o paciente fica mais simples com o Visia.
Além disso, o Visia Complexion Analysis ajuda a tangibilizar os protocolos para o paciente, uma vez que registra a evolução dos tratamentos ao longo do tempo. O equipamento é fundamental para realizar uma avaliação dos cuidados com a pele no dia a dia, apoiando o médico a trabalhar de maneira mais próxima de seu paciente.
Entenda porque o Visia aproxima médicos e pacientes
Além de representar o que há de mais inovador no que diz respeito ao scanner de pele, o Visia permite recomendações personalizadas aos pacientes a partir de uma biblioteca interna. Isso significa que os médicos possuem informações detalhadas sobre os tratamentos e produtos aplicados, além dos cuidados com a pele que o próprio paciente costuma adotar em seu cotidiano.
Com base nesta biblioteca, a equipe de todo o consultório pode realizar um atendimento diferenciado e muito mais próximo para trabalhar o rejuvenescimento da pele de cada paciente, com recomendações claras, específicas, combinadas com o impacto visual de análise realizada pelo Visia.
Além disso, as recomendações são documentadas em um relatório impresso, compartilhado com cada paciente – o que facilita o acompanhamento dos resultados e sua mensuração. São relatórios fáceis de compreender e que servem como uma valiosa ajuda para aumentar as referências. Confira as informações que são compartilhadas no relatório de análise digital da pele:
- Fotos de antes e depois;
- Recomendações de tratamento;
- Progresso depois de cada procedimento.
Com base nestas métricas, o médico pode determinar a condição e a idade da pele e orientar de forma assertiva as opções de tratamento e cuidados da pele.
Algumas das causas do envelhecimento da pele facial são inevitáveis e não podem ser alteradas. A nossa idade biológica determina as mudanças estruturais na pele e a eficiência das funções celulares, as quais ficam mais lentas a cada ano que passa. No entanto, se já existem tratamentos capazes de minimizar os efeitos do tempo e procedimentos capazes de acompanhar de perto a evolução destes tratamentos, por que não investir?
Você é médico e ficou interessado em obter mais informações sobre como funciona o Visia? Fale conosco.